Mário Pinto de Andrade honra “Marcelino Santos, herói na luta pela liberdade dos moçambicanos”
O político, escritor e antigo presidente do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), Mário Pinto de Andrade, descreve Marcelino dos Santos, como herói pela sua entrega na luta pela liberdade dos moçambicanos.
Mário Pinto de Andrade diz que a morte do herói moçambicano, Marcelino dos Santos, representa um vazio não só para os moçambicanos mas também para África.
“Marcelino dos Santos faz parte da geração de ouro, daqueles jovens das ex-colónias que foram para a Metrópole estudar. Por outro lado Marcelino dos Santos está ligado a fundação da Frelimo; foi vice-presidente da Frelimo, esteve com Eduardo Mondlane depois com Samora Machel, esteve também na transição com Joaquim Chissano e hoje morre com 90 anos, digamos que ele era um pai do povo moçambicanos; ele praticamente participa na luta de libertação, na independência e na construção das basse do surgimento, até hoje, da República de Moçambique”,
O funeral de Marcelino dos Santos está agendado para o dia 19 do corrente mês na Praça dos Heróis moçambicanos, em Maputo, antecedido de velório no dia 18.
Comentários
Enviar um comentário