Jogadoras moçambicanas agradecem apoio da Primeira Dama Isaura Nyusi
A selecção nacional
de basquetebol cumpriu cerca de dez dias de estágio pré-competitivo na cidade
de Istambul, na Turquia, tendo em vista o Torneio Pré-Olímpico que vai ter
lugar esta semana na Sérvia. Este estágio só foi possível graças ao apoio da
Primeira Dama da República de Moçambique, Isaura Nyusi, cujo gabinete financiou
todas despesas inerentes a esta importante etapa de preparação.
As jogadoras da
selecção nacional não ficaram alheias a este gesto que permitiu ganharem o
ritmo competitivo desejado para terem outra abordagem diante dos adversários
que terão pela frente já a partir do dia 6 de Fevereiro.
Para as atletas o
gesto de Isaura Nyusi, que é madrinha da selecção, revela o comprometimento da
Primeira Dama no emponderamento e valorização da mulher moçambicana, através da
prática do desporto.
O desporto é visto
por estas atletas como um bom veículo para disseminar mensagens contra a
violência doméstica que tem tendência a aumentar em Moçambique.
Por outro lado, as
representantes moçambicanas neste torneio pré-olímpico aproveitaram a ocasião para dizer não as
uniões prematuras, apelando para que as jovens denunciem casos que as levem a
casamentos prematuros.
Refira-se que após a
qualificação para o Torneio Pré-Olímpico a Primeira Dama de Moçambique recebeu
no Palácio da Ponta Vermelha as jogadoras da selecção e comprometeu-se em
desenvolver acções para o apoio deste combinado nacional.
Fonte: LANCE

Comentários
Enviar um comentário