Comissão Política da Frelimo enaltece qualidades de Marcelino dos Santos


O Presidente da Frelimo e Presidente da República de Moçambique, a Comissão Política e o Secretariado do Comité Central enaltecem, em nome do Comité Central, as qualidades de Marcelino dos Santos, Membro do Comité Central, membro fundador da Frente de Libertação de Moçambique e Herói Nacional.
Nascido a 20 de Maio de 1929, em Lumbo, Ilha de Moçambique, na Província de Nampula, Marcelino dos Santos engajou-se, desde a sua juventude, na luta contra o colonialismo e o fascismo em Moçambique e em África tendo participado e liderado o movimento nacionalista com destaque para a Associação dos Estudantes da Casa do Império, o Centro de Estudos Africanos e a Conferência das Colónias Portuguesas de que foi Secretário-geral.
Como membro fundador da Frente de Libertação de Moçambique, Marcelino dos Santos destacou-se durante a luta armada de libertação nacional como Vice-Presidente da Frelimo e Secretário de Relações Exteriores da Frelimo, refere um comunicado do partido.
Com a proclamação da independência, o Camarada Marcelino dos Santos assumiu importantes funções de Estado e do Governo sendo de destacar a de Presidente da Assembleia Popular e de Ministro da Planificação Económica.
Intelectual afirmado, Marcelino dos Santos, pelo seu nome literário de Kalungano, foi um dos grandes percursores da poesia de combate através da qual levou para o mundo inteiro o grito pela liberdade do Povo Moçambicano.
Neste momento de dor e consternação, Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da Frelimo e Presidente da República de Moçambique, a Comissão Política e o Secretariado do Comité Central, em nome de todos os militantes do Partido apresentam à família enlutada as mais sentidas condolências.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado