Lançado projecto “Juntos pela Inclusão”
Adicionar legenda |
Foi Lançado, esta quarta-feira, em Maputo, com o financiamento da Noruega, o projecto juntos pela inclusão, uma iniciativa que envolve crianças com deficiência, em idade escolar.
O projecto orçado em perto de trezentos milhões de meticais e com a duração de três anos, será implementado pelo fórum das associações moçambicanas dos deficientes e Associação dos cegos e amblíopes de Moçambique.
Numa primeira fase, o projecto lançado pelo príncipe herdeiro da Noruega, Haakon Magno, vai abranger as províncias de Maputo, Gaza, Manica e Sofala.
Na ocasião, o represente da Organização Save The Children em Moçambique, Chance Brigs, manifestou preocupação com o reduzido índice de escolaridade da pessoa com deficiência.
Chance Brigs disse que muitos pais escondem os seus filhos deficientes.
Em representação do governo, o director Nacional da acção social, Moisés Comiche, explicou que o desafio principal está na mudança de mentalidades sobretudo nas comunidades.
O coordenador do projecto junto pela Inclusão, Felizardo Sabão, disse que há muitas crianças deficientes fora da escola.
O projecto juntos pela inclusão deverá produzir um relatório suplementar liderado por crianças para o comité das nações unidas para a pessoa com deficiência sobre a situação de Moçambique.
Comentários
Enviar um comentário