Velório de Marcelino dos Santos no Paços do Conselho Municipal de Maputo esta terça feira
Realiza-se, hoje, em Maputo, o velório de Marcelino dos Santos, veterano da luta de libertação nacional.
Personalidades de quatro países confirmaram a sua participação nas cerimónias que iniciam as 10 horas.
Sem avançar os cargos das referidas personalidades, a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, disse, esta segunda-feira, que se trata de figuras de Angola, África do Sul, Zâmbia e Cuba.
Espera-se, igualmente, a confirmação de mais personalidades e representantes de instituições de outros países, a vários níveis.
“Por exemplo amigos, a Fundação Agostinho Neto estará cá representada por um membro do corpo directivo, são várias personalidades vindas de diferentes órgãos, associações e creio que as pessoas estão a chegar”, frisou.
A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação disse, em conferência de imprensa, que as cerimónias de despedida ao Herói Nacional iniciam no Paços do Conselho Municipal de Maputo, obedecendo a um programa marcado por apresentação de mensagens.
Marcelino dos Santos, combatente, político, poeta e membro fundador da FRELIMO - Frente de Libertação de Moçambique, morreu na última terça-feira, 11 de Fevereiro, aos 90 anos de idade.
A cerimónia desta terça-feira que vai decorrer das 10h às 20 horas, consistirá essencialmente na colocação da urna em câmara ardente no Salão Nobre do Conselho Municipal para o velório e na assinatura do livro de condolências por familirares e público em geral.
Amanhã, quarta-feira, a cerimónia vai iniciar as 9 horas no Salão Nobre do Conselho Municipal da cidade de Maputo com o prosseguimento do velório, a assinatura do livro de condolências pelos familiares e membros do Conselho de Ministros e Vice-ministros, pelas delegações estrangeiras, membros da Comissão Politica, do Secretariado do partido Frelimo, da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional e Titulares dos órgãos de soberania.
As dez horas, chegada do Presidente da República ao local acompanhado de Esposa, seguido de assinatura do livro de condolências e colocação de uma coroa de flores junto da urna.
Seguir-se-á a leitura de mensagens e poemas, antecedido de elogio fúnebre a ser proferido pelo Presidente da República.
O corteje fúnebre vai sair do Conselho municipal às 12.20h com chegada prevista para as 12h50 ao monumento dos Heróis Moçambicanos.
A urna será recebida pelo Presidente da República, titulares dos órgãos de soberania, Ministro dos Combatentes, Secretária de Estado da cidade de Maputo e Presidente do Conselho Municipal de Maputo, antes das honras militares que consistirão na apresentação de armas pela Guarda de Honra das Forças Armadas.
Toque de silêncio pelos corneteiros, Hino Nacional em simultâneo com o disparo de 19 de salvas de canhão, colocação da urna no jazigo e deposição de flores, numa cerimónia que vai terminar por volta das 14 horas e trinta minutos.
Comentários
Enviar um comentário