OJM, em Chiúre, propõe aos funcionários do Conselho Municipal a serem espelho de disciplina face à Covid 19


Já passam cerca de 6 meses, desde que o mundo viu-se invadido pelo novo Coronavírus, causador da doença Covid-19, cujo primeiro caso, a nível mundial, foi  reportado no dia 31 de Dezembro de 2019.

Dada a fácil e rápida contaminação de pessoas pela doença, em 11 de Março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto uma pandemia.
Consta, até o momento, que esta doença alastrou-se por todos os continentes e já dizimou cerca de 404.396 vidas humanas, onde Moçambique inclui-se das estatísticas e, ainda não existe vacina para cessação da pandemia.

Nessa perspectiva, a nível nacional, concretamente em Cabo Delgado, a Organização da Juventude Moçambicana (OJM), em Chiúre, decidiu arregaçar as mangas e criar movimentos de sensibilização e consciencialização das populações no cumprimento das medidas de prevenção contra o contágio pela Covid-19.

Nas suas campanhas, a organização social do Partido FRELIMO, para além dos adultos e idosos, preocupa-se na mobilização massiva e intensiva de jovens, na mentalização da importância da execução dos padrões de segurança para a saúde, diante do novo Coronavírus e, consecutiva disseminação das mensagens apreendidas por estes a outros cidadãos.

Nesse contexto, ontem, terça-feira (09), a Direcção Distrital do órgão esteve reunida com os funcionários do Conselho e Assembleia Municipal de Chiúre, com o propósito de convidá-los a ser manifestação de disciplina, na via pública e no exercício das suas actividades, observando, sempre, com rigor as medidas preventivas no combate à Covid-19, apresentando-se, a todo o momento, na sua área de actuação com a máscara de proteção facial e obedecendo ao distanciamento social de 1.5 metros, entre si.

Ciente que, no princípio, houve tendências de aproveitamento político da doença, porém, os resultados mostraram o contrário, necessitando da intervenção multissetorial por tratar-se de uma doença transversal, a OJM reiterou que a Covid-19 não escolhe a cor e tão pouco posição política, daí que urge a necessidade do cumprimento escrupuloso das medidas de prevenção contra novas infecções e os funcionários desta entidade deverão ser exemplares no uso de máscaras e outras formas de prevenção.

Noutra abordagem, o Secretariado da OJM saudou a função pública, por ocasião do seu dia, que se assinala a 23 de Junho e partilhou informações sobre a campanha "UM BAIRRO, UMA ACÇÃO SOLIDÁRIA", que é desencadeada, no distrito de Chiúre, com vista a estancar o alastramento da Covid 19 e apoiar aos deslocados, vítimas de ataques terroristas em quatro (04) distritos de Cabo Delgado, nomeadamente: Quissanga; Macomia; Muidubue e Mocímboa da Praia.

Importa citar que a organização, ao nível de Cabo Delgado, particularmente, no distrito de Chiúre, tem vido a desenvolver actividades, com vista a solidariedade para com as famílias vulneráveis e deslocadas no distrito, oferecendo vários produtos alimentícios, de higiene e fazendo acompanhamento das mesmas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia