CEP aprecia plano e orçamento do OGDP para 2022
Os membros do Conselho Executivo Provincial de Cabo Delgado reunidos, anteontem (07), na sua XIII sessão ordinária, apreciaram positivamente a proposta de Plano e Orçamento do Órgão de Governação Descentralizada Provincial (PO-OGDP) referente ao ano de 2022, a ser submetido à Assembleia Provincial para efeitos de apreciação e aprovação por aquele órgão, no próximo dia 27 de Julho em curso.
O PO-OGDP para o sector agrário prevê melhorar a produção e produtividade, com maior integração entre o sector privado e familiar nos mercados, na pecuária as acções estarão mais viradas para o desenvolvimento da avicultura e fomento pecuário.
Enquanto isso, o sector de pesca vai fortalecer a pesca artesanal no contexto da economia azul, bem como o desenvolvimento da aquacultura.
Na sessão, igualmente, foi apreciado o projecto da décima segunda edição do Festival Wimbe. Ainda foram passadas em revistas informações sobre o reassentamento resultante de calamidades naturais e informação do ponto de situação da campanha de vacinação de gado bovino contra carbúnculos hemático e sintomático.
Há indicação que até ao momento foram vacinados 14.118 cabeças de gado bovino contra uma meta de 16.437 animais a serem vacinadas durante o processo.
A informação do sector de Desenvolvimento Territorial e Ambiente relativa ao reassentamento resultante de calamidades naturais refere que, das 48 mil famílias deslocadas devido aos estragos criados pelo ciclone Kenneth, 13 mil agregados familiares viviam em zonas de grande risco.
Todavia, no que concerne ao reassentamento das famílias, foram demarcados e distribuídos 436 talhões a igual número de famílias, destas 236 construíram habitações.
Refira-se que nas novas aldeias de reassentamento o Governo construiu quatro fontes de água potável, e vai provendo outras infraestruturas básicas para as populações deslocadas, tais como infraestruturas escolares, unidades sanitárias, entre outras.
Comentários
Enviar um comentário