Famílias deslocadas beneficiam-se de kits tecnológicos para agricultura
Cerca de 70.724 famílias deslocadas receberam pacotes tecnológicos para a prática segura da agricultura, nos centros de reassentamento onde se encontram acolhidas, em Cabo Delgado.
O dado foi avançado pela chefe do departamento de Agricultura da Direcção Provincial de Agricultura e Pescas, em Cabo Delgado, Lacerda Neyma, enquanto apresentava informações sobre a situação da campanha agrária 2021/2022, na III Sessão Ordinária do Conselho Executivo Provincial (CEP), realizada na última sexta-feira (18).
"As famílias estão a beneficiar-se de pacotes tecnológicos em função das características agro-ecológicas de cada região, ao mesmo tempo, cada família tem assistência técnica", explicou a executiva, citada pela Zumbo FM.
Segundo Lacerda Neyma, para a concretização deste plano, foram disponibilizados 106 mil e 86 hectares às famílias deslocadas em campos abertos nos centros de reassentamento nos distritos de Metuge, Ancuabe, Chiure, Montepuez, Balama, Mueda e Muidumbe.
"Por outro lado, foram disponibilizadas 1.852,099 toneladas de sementes melhoradas diversas para 154.985 famílias, o que representa um aumento de 243.92% quando comparado com as 538.79 toneladas da campanha passada", referiu Neyma.
Importa referir que o crescimento verificado no sector agrário em Cabo Delgado, deveu-se ao facto da implementação dos projectos MozNorte e MozLands pelo Ministerio da Agricultura e Desenvolvimento Rural, atráves do Fundo Nacional do Desenvolvimento Sustentável (FNDS), no âmbito da assistência de deslocados vítimas do terrorismo na província.
Comentários
Enviar um comentário