Valige Tauabo desafia técnicos a acabar com a descriminação do HIV/SIDA
O governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, instou os técnicos dos Conselhos Provinciais de combate ao HIV/SIDA e parceiros de cooperação da província de Nampula, a encontrarem uma solução concreta para vencer o estigma e a descriminação às pessoas vivendo com a doença referida.
O governante lançou o desafio, ontem (22), durante a abertura do seminário de capacitação sobre o HIV/SIDA, no contexto de emergência em que a província de Cabo Delgado se encontra.
“Sois verdadeiros actores de luta contra o HIV/SIDA, pelo que esperamos de vós, a partir desta capacitação, a renovação de habilidades, maior dinamismo e compromisso para evitar que nenhuma pessoa caia no desespero devido a está patologia", disse Tauabo e acrescentou: "pois, é possível viver saudável com esta doença, bastando observar todos os cuidados emanados pelas instituições e profissionais de saúde”.
Num outro desenvolvimento, o governador referiu que espera que no seio da população deslocada, sejam tomadas medidas de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento desta doença, tendo realçado que espera que isso contribua para elevar o índice de procura dos serviços de testagem do HIV/SIDA, bem como a retenção de pacientes nos cuidados e tratamento deste mal.
Diga-se que a capacitação referida tem como objectivo doptar os participantes de conhecimentos e experiências que permitam assegurar a massificação da informação sobre a enfermidade supracitada.
E os buracos na cidade de Pemba?
ResponderEliminar