Falta de água em Pemba com dias contados
O crônico problema de falta de água em Pemba, tem dias contados a avaliar pelo arranque e implementação do projecto de reabilitação, ampliação e modernização de
todo sistema, cuja empreitada está orçada em mais de 47 milhões de dólares( três mil milhões de meticais), financiados pelo Banco Mundial.
Com as obras, desde a captação até à distribuição, o fornecimento de água à Pemba irá duplicar a capacidade actual, servindo pouco mais de 100 mil consumidores em 24 horas por dia. A vice-ministra das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Cecília Chamutota, que visitou as obras, cuja conclusão está prevista para este ano, disse estar satisfeita com o ritmo das mesmas e acredita que com a modernização do sistema de água de Pemba, a crise do fornecimento daquele recurso indispensável será minimizada.
De acordo com Chamutota, citada pelo jornal "Notícias", as obras incluem a colocação da rede de distribuição em toda a cidade de Pemba, numa extensão de cerca de
130 quilómetros. Afirmou que também foi necessária a substituição da conduta adutora, de 500 milímetros de diâmetro, o que permitirá melhorar o fluxo de água.
A primeira fase da empreitada consistiu na colocação da tubagem, numa extensão de cerca de 40 quilómetros do ponto de captação no distrito de Metuge, onde já foram abertos e equipados, 20 furos, dos 30 previstos. A segunda fase, de acordo com a vice-ministra, passa pela construção de estações de tratamento e do novo centro distribuidor e reabilitação dos existentes.
A governante acredita que, com a conclusão das obras, haverá fiabilidade no fornecimento, contribuindo para o fim do consumo de água imprópria.
Neste momento, o abastecimento de água à cidade de Pemba é feito com dificuldades, caracterizadas por restrições, havendo casos em que se fica dias, senão semanas, sem que a água jorra nas torneiras.
O campo de captação de água para a cidade de Pemba, localiza-se no distrito de Metuge, a 40 quilómetros da capital provincial de Cabo Delgado, num lençol freático da bacia do rio Muaguide. O actual sistema de abastecimento foi construído na década de 1980, quando Pemba tinha poucos habitantes.
Comentários
Enviar um comentário