Reconstrução avança em Cabo Delgado

Imagem ilustrativa

Depois de reestabelecida a segurança em Macomia, o distrito já viu reconstruídas quase todas as infraestruturas destruídas por incursões terroristas.

A informação da reconstrução da quase totalidade das infraestrututas no distrito de Macomia, em Cabo Delgado, foi partilhada, ontem (24), pela Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN), num seminário em Pemba co-organizado pelo Observatório do Meio Rural e a Universidade Católica de Moçambique.

O representante da ADIN, João Correia, citado pela DW, fez saber que nos próximos dias decorrerá a reinauguração dos referidos empreendimentos.

Os trabalhos foram levados a cabo depois da restituição do clima de segurança pelas Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, que contam com apoio militar do Ruanda e da Missão em Estado de Alerta da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

Para além da reconstrução das infraestruturas das zonas afetadas pelo terrorismo, a ADIN aponta como próximo desafio o desenvolvimento de ações que visem a construção da paz, no momento pós-conflito.

"Muito se fala da questão da reconstrução do ponto de vista de infraestrutura. Mas nós também devemos reconstruir as mentes, o tecido social. É preciso que as pessoas ganhem mais confiança e se sintam seguras para recomeçar e para esquecer o passado sombrio", afirmou Correia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado