Palma retoma à normalidade gradualmente
Após o restabelecimento da segurança, o distrito de Palma está a regressar à normalidade, de forma gradual, conforme reportam algumas fontes citadas pelo African News.
Segundo descrevem as fontes, os sinais de terror foram apagados, vários negócios reabriram e a situação de segunda está melhor.
O gerente do Hotel Amarula, Timothy Christian Robbins, contou que está no local desde Novembro para decidir se a instalação pode reabrir.
No entanto, o hotel tem recebido cuidados de jardinagem, a piscina está com um azul cintilante e quartos recém-reformados, atrativos com os quais a administração da estância espera chamar novos visitantes.
Robbins acrescentou que um relançamento seria visto como um voto de confiança, um sinal de que "o Governo e as forças aqui estão dando às pessoas a proteção e a garantia de segurança de que podem voltar e se restabelecer".
Por sua vez, Justin Rukara, que lidera as Forças de Defesa e Segurança do Ruanda em Palma, deu conta que a economia local está a se recuperar, com "as pessoas a voltar ao trabalho, a reabrir os seus negócios e mercados e transporte local a funcionar", tendo destacado que a sua unidade continua a patrulhar as ruas.
"A situação de segurança está muito melhor agora. Graças a Deus! Após a chegada dos ruandeses, as coisas melhoraram muito", confirmou Rachid Adreman, um dos operadores do mercado.
"Os negócios voltaram, mas o problema é que o dinheiro não está a circular devidamente, uma vez que os bancos continuam fechados e as pessoas não têm acesso às suas contas. Isso acaba levando a demora na venda dos nossos produtos", lamentou Adreman.
Comentários
Enviar um comentário