Carmelita Namashulua inicia construção de escola secundária em Pemba
A ministra da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), Carmelita Namashulua, efectuou, na semana finda, o lançamento da primeira pedra para a construção da Escola Secundária de Maringanha, na cidade de Pemba.
Discursando na ocasião, Carmelita Namashulua disse que o projecto de construção daquelas infraestruturas compreende duas fases, sendo a primeira com a duração de 18 meses contempla edifícios de dois pisos constituídos por 10 salas de aula, blocos administrativos e de serviços complementares num investimento avaliado em 3.6 milhões de dólares norte-americanos, o equivalente a mais de 250 mil milhões de meticais.
De acordo com a ministra, a segunda fase irá compreender a construção de dois edifícios de 3 andares composto por *20* salas de aula, 2 laboratórios, salas de informática, auditório, campo desportivo polivalente entre outras instalações de apoio.
O projecto de Maringanha que vai beneficiar a mais de 4.500 alunos do Distrito de Pemba, emana do Plano Estratégico do Sector de Educação a luz do Programa Quinquenal do Governo-2020/2024 que dentre vários objectivos preconiza a promoção de um sistema educativo inclusivo, eficiente e eficaz que responda às necessidades do desenvolvimento humano.
Na mesma senda, anunciou que o plano Económico e Social do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano referente a 2023, prevê a construção de 27 Escolas Secundárias em todo o País, das quais 3 em Cabo Delgado, e para o efeito decorrem negociações junto de parceiros para o financiamento da construção das infraestruturas escolares ainda este ano.
Presente na ocasião, o embaixador dos Estados Unidos da América, em Moçambique, Peter Vrooman, destacou que a materialização do projecto representa o compromisso do Povo Americano em continuar a apoiar as iniciativas do povo moçambicano que incidem sobre o crescimento e desenvolvimento social e económico inclusivo nas diversas áreas.
Vrooman referiu que, além de abrir novas oportunidades para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem das crianças, o projecto da Escola Secundária de Mariganha abre, igualmente, possibilidades de empregos para a população local, sobretudo, na fase de construção.
Por sua vez, a directora do serviço provincial de Justiça e Trabalho, Jorgina Manhique, disse que o arranque da primeira fase de construção da Escola Secundária da Maringanha traduz a sensibilidade do Governo e dos parceiros de cooperação e desenvolvimento, em continuar a potenciar o sector da educação com infra-estruturas escolares modernas e resilientes que oferecem maior dignidade, conforto e um ensino de qualidade aos alunos, incluindo boas condições de lecionação para os professores.
Jorgina Manhique acrescentou que a materialização do projecto de Maringanha vai contribuir para a contínua melhoria da qualidade de ensino em Cabo Delgado, em particular no distrito de Pemba, tomando em conta que as infra-estruturas escolares vão ao encontro dos anseios da população que seguramente saberá valorizar o respectivo investimento.
Comentários
Enviar um comentário