Peter Vrooman reconhece melhoria na segurança em Cabo Delgado

O Embaixador dos Estados Unidos da América, em Moçambique, Peter Vrooman, reconheceu haver sinais de melhoria da situação de segurança e retorno à normalidade nos distritos afectados pelo terrorismo, em Cabo Delgado. 

Peter Vrooman falava, na semana passada, na Cidade de Pemba, no decurso de uma mesa redonda com os Conselhos de Representação do Estado na Província e Executivo Provincial, Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte e Parceiros para a reflexão sobre Assistência Humanitária e de Desenvolvimento às famílias em situação de vulnerabilidade causada pelo terrorismo em Cabo Delgado.

Segundo o embaixador, a melhoria constitui uma mais valia quer para o processo de governação, bem como para a implementação de projectos estruturantes com impacto na vida social e económica da população de Cabo Delgado.

Na ocasião, o diplomata norte-americano sustentou que, além de garantir o decurso normal da vida, o regresso às origens vai dinamizar o processo de reconstrução em curso e permitir a transição da assistência humanitária em assistência para o desenvolvimento. 

No encontro em que participou a Embaixadora da Suécia, em Moçambique, Mette Sinnergren e outros parceiros, os membros do Governo em Cabo Delgado partilharam o estágio actual da Reconstrução na Província marcada pelo retorno voluntário e assistido da população e dos funcionários públicos, não obstante aos desafios relacionados com restauração das infra-estruturas públicas e de habitação. 

Na sequência, Vrooman elogiou os esforços do Governo moçambicano na provisão de serviços públicos essenciais às populações retornadas e as que ainda se encontram nas zonas de acolhimento e ou assentamento.

Na mesma mensagem, reafirmou o cometimento do povo americano e parceiros em continuar a apoiar Moçambique, em particular a província de Cabo Delgado no processo de Reconstrução e Recuperação Sustentável do tecido social e económico, onde actualmente há um nível considerável de retornados.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia