Mandato de Alavalane apresenta desafios, mas perspectiva melhorias



O mandato do edil de Mueda e recém-eleito cabeça-de-lista da FRELIMO para continuar na presidência daquele município, Manuel Pita Alavalane, teve vários desafios, mas também perspectiva melhorias futuras.

Na sua gestão, o também empresário imobiliário e interveniente no processo de comercialização agrícola, lidou com uma série de problemas gerados pelos ataques terroristas, o que impossibilitou o cumprimento do plano de Manuel Alavalane previsto para o presente mandato.

Segundo Manuel Alavalane, a situação precipitou a saída de vários agentes económicos.

“Alguns empreiteiros fugiram. Os bancos fecharam e os comerciantes abandonaram Mueda. As bombas de combustível fecharam”, lamentou o edil, citado pelo OPaís.

Outro dos principais desafios, foi a limitação no fornecimento de água potável, uma situação que se agravou com a presença de famílias deslocadas por causa do terrorismo.     

Actualmente, o abastecimento de água na vila é feito de forma irregular, situação que não satisfaz os mais de 217 mil habitantes.  

No entanto, apesar desses obstáculos, o edil mostrou-se, também, comprometido em buscar soluções e melhorias. Durante a sua gestão, foi, nota-se, restabelecido o fornecimento da energia eléctrica da rede nacional à vila municipal, o que está a reactivar a actividade económica.

Além disso, alguns projectos de infra-estruturas foram iniciados, visando melhorar a qualidade de vida dos munícipes, com destaque para a implementação, em parceria com a Índia, do Projecto de Abastecimento de Água Potável, iniciativa que se espera beneficiar a população, já em 2024.

A par disso, o novo voto de confiança da FRELIMO no empresário demonstra a crença na sua capacidade para superar os desafios enfrentados em sua gestão anterior e potencialmente impulsionar melhorias significativas no município. 

Contudo, será durante a campanha eleitoral que se avizinha que serão conhecidas as perspectivas do edil para lidar com os desafios e o seu novo programa de governação para garantir o progresso e o bem-estar dos munícipes. 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia