Reconstrução de Cabo Delgado agrada Tauabo
O governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, avaliou positivamente o ritmo da reconstrução dos seis (06) distritos afectados pelo terrorismo na província, com destaque para Mocímboa da Praia.
A avaliação foi feita, há dias, em entrevista à Zumbo FM.
"De maneira geral, podemos afirmar que o estágio do plano de reconstrução de Cabo Delgado é satisfatório, estando em curso acções de reconstrução e reabilitação de infraestruturas económicas e sociais, assim como várias obras nas aldeias de reassentamento”, o governante.
"Em Mocímboa da Praia, por exemplo, já reabilitamos o comando distrital da Polícia da República de Moçambique (PRM), a sala de secções distrital, o edifício do serviço distrital de actividades económicas e a residência do secretário permanente distrital", apontou.
Igualmente, deu conta da abertura de 30 furos de água e dois sistemas de abastecimento do líquido precioso, ainda em Mocímboa.
"Abrimos 30 furos de água na vila sede de Mocímboa da praia e nas comunidades circunvizinhas, operacionalizamos dois sistemas de abastecimento de água, assim como estamos a reabilitar a estrada entre o aeroporto de Mocímboa da Praia e a vila", destacou.
Num outro desenvolvimento, Tauabo disse que nos distritos Palma, Macomia e Quissanga contam com os comandos distritais da PRM reabilitados e estão em curso reabilitações de outras infraestruturas, destacando que Palma, já tem o Aeródromo local reabilitado, além do sistema de energia solar.
O programa de reconstrução de Cabo Delgado foi aprovado, em Outubro de 2021, mas a sua execução teve início apenas em 2022 e o fim está previsto para 2024.
Vale recordar que o plano tem como pilares a ajuda humanitária, recuperação de infra-estruturas e actividades económicas e financeiras.
Comentários
Enviar um comentário