Troika da SADC prorroga mandato da SAMIM em Cabo Delgado


A Cimeira Extraordinária Virtual da Troika do Órgão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) sobre Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança, realizada, terça-feira (11), aprovou a prorrogação por mais dozes meses o mandato da Missão Militar da Comunidade dos Países do África Austral (SAMIM), que apoia o combate ao terrorismo em Moçambique com efeitos a partir de 16 de Julho.

Conforme o jornal OPaís, a medida tem em vista, segundo o órgão, consolidar as conquistas alcançadas desde o destacamento da SAMIM, reforçar os processos de estabilização e facilitar o regresso seguro de deslocados às suas zonas de origem.   

No mesmo encontro, a Troika da Cimeira do Órgão felicitou o Governo da República de Moçambique pela iniciativa de desenvolvimento de estratégias destinadas a consolidar os territórios reconquistados e um plano de acção a ser implementado após a retirada da SAMIM.

Segundo o OPaís, o órgão reconheceu a necessidade de recursos adicionais para apoiar os processos de paz na região e apelou à realização de campanhas destinadas a mobilizar recursos da União Africana (UA), da Organização das Nações Unidas (ONU) e de outros parceiros internacionais de cooperação para apoiar os esforços em prol da restauração da paz e da segurança na República de Moçambique e na República Democrática do Congo.

Sobre a situação de segurança, a Troika da Cimeira do Órgão notou que “registou melhorias com o regresso gradual de deslocados internos às suas zonas de origem, principalmente com a redução dos actos terroristas e congratulou-se com a SAMIM em Moçambique, pelo compromisso inabalável e pelos sacrifícios consentidos na restauração e manutenção da paz e da segurança na Província de Cabo Delgado.”

Diga-se que a Troika da Cimeira do Órgão notou ainda as conquistas daquela Missão em Moçambique, na implementação do seu mandato e saudou os Estados-Membros que contribuíram para o cumprimento do mesmo.


Comentários

  1. Nós como população de zona de conflitos, o órgão da troika tem que levar a velocidade da força colega Ruanda, porq eles se amostram a capacidade.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia