Destruídas por terroristas: Unidades sanitárias são reabilitadas em Cabo Delgado

  


Estão reabilitadas algumas unidades sanitárias dos distritos afectados pelo terrorismo em Cabo Delgado. A informação foi avançada, há dias, pelo governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, em uma entrevista à Zumbo FM. 


"Já concluímos a reabilitação de centro de saúde de Quissanga sede, Nacoba e Bilibiza, no distrito de Quissanga. No distrito de Palma, reabilitamos os centros de saúde de Pundanhar, Maganja e Palma sede. Em Macomia, está terminada a obra de reabilitação da maternidade do centro de saúde de Macomia sede e outros", disse o governador.


No entanto, Tauabo destacou a reabilitação das unidades sanitárias referidas contou, igualmente, com a ajuda de distintos parceiros, que continuam de mãos dadas com o Governo.


"Contamos com ajuda de vários parceiros para manter este trabalho e, nos próximos dias, vão, igualmente, decorrer obras de reabilitação de outras unidades sanitárias, nomeadamente: em Palma: os centros de saúde de Quionga, Ulumbi e Mute; em Mocímboa da Praia: os centros de saúde de Quelimane, Mangoma, Diaca, Nanduadada e Milamba; em Muidumbe: os centros de saúde de Muatide, Muabula, Namacande, Ntxinga, Xitunda e Miagaleua; em Macomia: centros de saúde de Chai, Mucojo sede, Quiterajo sede, Naude e Piquiue. Nos distritos de Macomia e em Quissanga, serão intervencionados os centros de saúde de Tororo, Quissanga sede, Namalussi e Mahate", anunciou o dirigente. 


Enquanto algumas unidades não estiverem prontas para atendimento ao público, a assistência sanitária a população continuará sendo feita, por meio de agentes polivalentes elementares nas comunidades.  


Diga-se que, actualmente, cerca de 189 agentes polivalentes estão distribuídos pelos distritos afectados pelo terrorismo, sendo 30 em Palma, 34 em Muidumbe, 27 em Quissanga, 26 em Nangade, 10 no Ibo, 35 em Macomia e 27 em Mocímboa da Praia.

Comentários

  1. É de reconhecer o esforço do Governo de Moçambique junto com os parceiros de cooperação que tudo estão fazendo para a assistência das famílias que por conta dos terroristas viram suas infraestruturas sanitárias danificadas. Bem hajam o Governo de Moçambique e seus parceiros.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia