Combate ao crime em Cabo Delgado: Tauabo quer maior investimento na prevenção


O governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, instou a Penitenciária Provincial a priorizar a prevenção do crime, através da disseminação de mensagens educativas nas comunidades. 


O dirigente defendeu esta posição, esta quarta-feira (26), na cerimónia de saudação ao Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP), que teve lugar na Cidade de Pemba, por ocasião do 48º aniversário da instituição que amanhã se assinala. 


Na ocasião, Tauabo afirmou que a responsabilidade na prevenção do crime é de todos os segmentos sociais, desde as lideranças, as organizações da sociedade civil, confissões religiosas e a população em geral. 


Por outro lado, o governante defendeu que a reabilitação e reinserção social dos reclusos, permite que após o cumprimento das penas possam fortalecer vínculos familiares e permite encaminhamento para o mercado de trabalho.


Na mesma oportunidade, o director da Penitenciária Provincial de Cabo Delgado, Gaspar Júnior Saíde, revelou que a instituição desenvolve actividades de terapia ocupacional, nomeadamente, pecuária, agricultura, cestaria, serralharia, corte e costura, sapataria, artes manuais, dança, canto coral, que envolvem 997 reclusos, sendo que 543 reclusos participam em actividades religiosas.


Igualmente, Gaspar Júnior Saíde destacou que, na componente reabilitação e reinserção social, é fundamental dar-se seguimento aos formados após o cumprimento das penas, por esta razão aquela instituição está manter contactos com organizações que actuam na área de reabilitação e reinserção social dos reclusos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia