DPDTA promove o plantio de mudas de mangal na praia de Sassalane

Para recuperar o mangal destruído pela acção do homem na praia de Sassalane, no distrito de Mecúfi, a Direcção Provincial de Desenvolvimento Territorial e Ambiente (DPDTA), deu início a uma campanha de plantio de mudas de mangal naquela área. 

A iniciativa, que visa plantar 2.000 mudas, estava inserida na comemoração do Dia Mundial do Ambiente, assinalado a 5 de Junho último.

Na ocasião, o governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, que fez o plantio da primeira muda, explicou que a destruição do mangal no distrito de Mecúfi está a provocar entrada de água do mar para o continente, fenómeno que faz com que ocorra a salinização dos campos agrícolas, para além de prejuízos na fauna aquática devido a destruição do berçário das espécies marinhas.

Igualmente, Tauabo fez saber que, dentre outras práticas do homem que prejudicam o ambiente, destaca-se o descarte inadequado de lixo, o consumo exagerado de recursos naturais, o desmatamento, o desperdício de água e o esgotamento do solo devido a práticas agrícolas não adequadas e queimadas descontroladas. 

O governante destacou, ainda, que os problemas enumerados podem ser evitados com uma maior consciencialização sobre a importância do uso correcto dos recursos naturais. 

 “É importante que continuemos a plantar árvores, cuidar do lixo e adoptar comportamentos que não prejudiquem o ambiente, a mudança deve acontecer a partir de cada um de nós", disse.

Vale referir que este ano, o Dia Mundial do Ambiente foi celebrado sob o lema “Juntos Podemos ser a Geração de Restauração”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado