Etelvina Materula dirige cerimónia dos 260 anos da vila do Ibo

 


A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, orientou, recentemente, em representação do Chefe de Estado, Filipe Nyusi, a cerimónia oficial alusiva às celebrações do Dia da Vila do Ibo. O evento decorreu sob o lema "Ilha do Ibo: 260 anos fazendo história". 

A cerimónia foi marcada pela deposição de uma coroa de flores, na Praça dos Heróis, um acto testemunhado por várias individualidades. 

No seu discurso alusivo à data, Materula referiu que "comemorar os 260 anos da Vila do Ibo simboliza, de forma inequívoca, a continuidade de pedra a pedra a edificar a nossa história''. É renovar o compromisso de trilhar este percurso de fortalecimento da nossa jovem nação e de continuar a trabalhar para o alcance do desenvolvimento sustentável". 

A celebração dos 260 anos da Vila do Ibo, concorre para a materialização de um dos desideratos do programa Quinquenal do Governo de Moçambique (2020-2024), que tem como foco a promoção de pesquisa, preservação e divulgação do património cultural, material e imaterial moçambicano. 

A dirigente disse, ainda, que "os 260 anos de elevação da Ilha do Ibo à categoria de vila são um testemunho da persistência e resiliência que caracterizam os moçambicanos''. Com efeito, apesar dos inúmeros danos causados pelo ciclone Kenneth, em 2019, e da instabilidade resultante dos actos desumanos, protagonizados pelas acções do conflito armado, os ilhéus não vergaram. É esta a resiliência que deve nos conduzir como moçambicanos e conjugar esforços para restabelecer a tranquilidade e a paz, elementos essenciais para empreendermos a nossa empreitada de reconstrução da nossa história e bicentenária vila". 

Estiveram presentes na cerimónia o Secretário de Estado na Província, António Supeia, Governador da Província de Cabo Delgado, Valige Tauabo, Administrador do Distrito do Ibo, Issa Tarmamade, Ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai, entre outras personalidades. 

Como parte das actividades destas festividades, há também que destacar a Feira Gastronómica, de Artesanato, momentos culturais e diversas actividades temáticas alusivas ao 24 de Julho-Dia do Ibo, que tiveram lugar no dia anterior, como é tradição.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado