Chipande, o herói e filho da terra completa hoje 80 anos de vida.



Nascido aos 10 de Outubro de 1939, completa hoje 80 anos de idade, o Herói Nacioal e  General na Reserva,  Alberto Joaquim Chipande.

Alberto Joaquim Chipande é um político moçambicano e um membro de longa data da FRELIMO. Ele foi o primeiro ministro da Defesa de Moçambique após a independência em 1975, permanecendo nesse cargo até pelo menos 1986 sob o presidente Samora Machel.

O certo é que Alberto Chipande se destaca politicamente. Não só por ter sido Ministro da Defesa Nacional, por ser quadro sénior da FRELIMO e membro do Comité Central e da Comissão Política.

Alberto Chipande também tem influência sobre os antigos combatentes da FRELIMO, seus pares. Liderou os representantes da província de Sofala no Parlamento na legislatura passada.

O diferencial deste general assenta principalmente no passado, encontrando inserção no presente, como relata Yussuf Adam. “Ele foi para a guerrilha muito novo e começou a participar em várias organizações, como a Sociedade Algodoeira Africana de Moçambique nos anos 50/60. Era professor numa missão católica e depois organizou uma cooperativa”, recorda.
O historiador lembra ainda que Chipande, um nacionalista, “não estava de acordo com o sistema colonial e achou que a melhor maneira de combater esse sistema e mudar a situação era ir para a guerra.” Tornou-se, então, um quadro da FRELIMO, partido onde se mantém até hoje.

Em uma das suas várias intervenções, considerando Moçambique rico em abundância de recursos naturais, Alberto Chipande defendeu:  "O país não pode confiar apenas no gás natural para ficar próspero, exortando as actuais gerações a mobilizarem-se para o trabalho."

FELIZ ANIVERSÁRIO, GENERAL CHIPANDE.
 MOÇAMBIQUE AGRADECE A SUA DEDICAÇÃO A CAUSA NACIONAL 

"COM A FRELIMO E NYUSI, MOÇAMBIQUE AVANÇA"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado