Moçambique tem, na Cimeira Rússia-África, grande oportunidade para vender a sua imagem” refere o Presidente Nyusi


O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que Moçambique tem, na Cimeira Rússia-África, uma grande oportunidade para vender a sua imagem e atrair investimentos para o país.

É assim como o Chefe do Estado moçambicano justifica a participação de Moçambique na Cimeira, que inicia esta quarta-feira, na cidade russa de Sochi.
Numa breve declaração à estação de televisão russa, Rússia TV24, Filipe Nyusi, disse que a primeira Cimeira Rússia-África marca o relançamento das relações económicas entre as partes.
Esta terça-feira, o Presidente da República, Filipe Nyusi, reuniu-se com Dimitri Mazepin, líder de umas maiores empresas de produção de potássio do mundo – a companhia russa Uralkali.
A companhia tem interesse na produção de fertilizantes em Moçambique, mas é igualmente responsável pela venda de produtos usados na exploração de diamantes que, no país, podem ocorrer, na província de Gaza, de acordo com dados governamentais e não só.
Filipe Nyusi recebeu, ainda, o Director Geral da Rosoboronexport, Alexander Mikheev, num encontro sobre o qual não foi apresentada qualquer declaração à imprensa.
São encontros que aconteceram no âmbito da participação de Moçambique na Cimeira Rússia-África que contempla um Fórum Económico entre as partes.
O Fórum é visto como o primeiro passo para alterar a posição de desvantagem que a Rússia ocupa nas relações com o continente africano quando comparado com outras potências mundiais.
Por exemplo, enquanto o comércio Rússia-África situou-se nos 17 mil milhões de dólares, em 2017, as transacções do continente com os Estados Unidos ascenderam os 39 mil milhões de dólares e com a China os 170 mil milhões de dólares.
São estes números que a Rússia quer melhorar, através do reinício de uma relação de cooperação económica com a África, mas que garanta ganhos mutuamente vantajosos.

Fonte: RM

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado