Dia do idoso celebrado com palestras em Cabo Delgado



O dia 1 de outubro é dedicado à celebração da pessoa idosa. Estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 14 de dezembro de 1990, a data comemorativa foi adotada em Moçambique somente no ano de 2010. A data tem como objetivo trazer a reflexão a respeito do envelhecer e todas as suas implicações. Esta fase da vida, por vezes subjugada como apenas o fim da trajetória, pede nosso olhar atento em todas as dimensões que a envolvem, promovendo uma visão biopsicossocial da pessoa idosa.
A transição demográfica, descrita como a dinâmica do crescimento populacional, decorrente dos avanços da medicina, urbanização, desenvolvimento de novas tecnologias, diminuição da taxa de natalidade e consequentemente crescimento da população idosa, vem sendo considerado uma das grandes preocupações do século 21. Sabe-se que a velhice aproxima-se de todos de maneira igual, entretanto, a forma de vivenciá-la é única para cada indivíduo, seja por fatores intrínsecos à pessoa ou como consequência do ambiente que se está inserido. Tornar esses fatores cada vez mais semelhantes para todos é o nosso principal desafio. Ressaltando-se temas como cuidados de saúde de melhor qualidade, aumento de espaços para convivência inter-geracionais, auxílio no cuidado de idosos mais debilitados e promoção dos direitos da pessoa idosa, onde as mudanças se fazem mais necessárias.
Na província de Cabo Delgado foi marcado por um debate organizado pela Associação de Defesa da Pessoa da Terceria idade. O objectivo do debate baseia-se na necessidade da consciencialização da sociedade civíl para melhor tratar os idosos.
"COM A FRELIMO E NYUSI UNIDOS, MOÇAMBIQUE AVANÇA"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado