Cooperação com a Rússia: Filipe Nyusi apela aos empresários a capitalizarem o sector da agricultura


O Presidente da República, Filipe Nyusi, volta apelra aos empresários moçambicanos a capitalizarem o sector da agricultura na cooperação com a Rússia, apesar do crescente interesse deste país no gás natural.
Filipe Nyusi havia feito o mesmo apelo quando falava em Moscovo, num encontro com empresários nacionais que o acompanharam na visita oficial à Rússia nos meados ano corrente.
Filipe Nyusi voltou a lembrar que a Rússia dispõe de vasta experiência em outros sectores de turismo, serviços e não só.
Os empresários, diz o Presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique, Agostinho Vuma, já deram passos importantes para firmar parcerias com o sector privado russo.
Agostinho Vuma aproveitou o encontro com o Chefe do Estado para, em nome dos empresários moçambicanos, saudar o papel do Governo e de Filipe Nyusi, em particular, no apoio ao sector privado com vista ao estabelecimento de parcerias importantes nas suas visitas oficiais.
As trocas comerciais entre Moçambique e Rússia situam-se, actualmente, em cerca de 115 milhões de dólares norte-americanos, depois do aumento em 25 por cento verificado no ano passado, em comparação com 2017.
No primeiro trimestre deste ano, as trocas comerciais situaram-se em 24, 3 milhões de dólares, contra os 11 milhões de igual número de 2018.
Esta terça-feira, no Fórum Encómico Rússia -Africa, os empresários Africanos incluindo Moçambicanos e Russos vão debater estratégias e firmar parcerias para melhorar estes números, neste novo ciclo em que os russos olham para África como um parceiro cada vez mais relevante. 
Fonte: RM.

"COM A FRELIMO E NYUSI UNIDOS, MOÇAMBIQUE AVANÇA"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado