Conservação do meio ambiente vai continuar na agenda da Frelimo em Cabo Delgado


Os indicadores de conservação do meio ambiente e da biodiversidade registaram melhorias nos últimos três anos em Moçambique, como reflexo das acções de cooperação com os Estados Unidos da América neste domínio.
O reconhecimento é do Presidente da República, Filipe Nyusi, que ontem recebeu, em audiência, uma delegação de congressistas norte-americanos de visita ao país.
No encontro, o Chefe do Estado enalteceu o apoio que os EUA têm prestado para o desenvolvimento do país em áreas como educação, saúde, agricultura, boa governação e preservação do ambiente.
No sector da indústria extractiva, por exemplo, Filipe Nyusi destacou que o país tem recebido investimentos avultados por parte de companhias norte-americanas, a exemplo da Anadarko, que detém interesses na exploração do gás natural na bacia do Rovuma.
“As empresas americanas que estão directamente no terreno e as companhias onde elas detêm participações estão a trabalhar. Em função disso, estamos em contactos permanentes para discutir procedimentos, porque queremos definir uma linguagem comum para tirar o máximo de benefícios destes investimentos”, explicou Nyusi.
No final do encontro, o chefe da Comissão das Relações Exteriores do Congresso, Ed Royce, reiterou a disponibilidade do Governo americano de apoiar Moçambique na optimização do desenvolvimento sustentável.
“Queremos contribuir para que o país continue a ser um dos destinos preferenciais e rota do turismo mundial, pois dispõe de uma fauna bravia e vida marinha com uma grande e incomparável diversidade”, apontou o representante dos congressistas, que encorajaram os esforços do Presidente e das lideranças políticas no processo de paz.
Estes consideram que o país tem um rico património natural e recursos faunísticos, assim como parques e reservas, cuja exploração sustentável pode trazer divisas ao país. É o caso do Parque Nacional da Gorongosa que, devido à diversidade de espécies de fauna e flora que detém, é reconhecido ao nível mundial. As duas partes manifestaram o interesse de aprofundar a cooperação para reforçar o combate à caça furtiva, que é um dos factores que periga o ecossistema.


"COM A FRELIMO E NYUSI UNIDOS, MOÇAMBIQUE AVANÇA"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado