Mulheres de Cabo Delgado promevem iniciativas de geração de renda


As iniciativas de combate à pobreza e geração de renda desenvolvidas por diversas organizações, são replicáveis, diz a primeira-dama, Isaura Nyusi, esposa do Candidato Presidencialda Frelimo, Filipe Nyusi, tendo destacado que estas iniciativas devem ser acompanhadas de acções de formação e capacitação em matérias de gestão.
"Alegra-nos saber que de entre várias acções desenvolvidas para o empoderamento da mulher estão actividades de micro-finanças, mais conhecidas por Xitique, sendo mais de 80 por cento constituídos por mulheres".
Segundo Isaura Nyusi, com este modelo de poupança as mulheres desenvolvem pequenos negócios, compram insumos agrícolas para a produção de hortícolas e outras actividades visando a melhoria das condições de vida das suas famílias.
"Para o efeito, é importante promover o associativismo e a sua legalização com o envolvimento dos líderes comunitários e outras lideranças locais, como forma de assegurar uma melhor organização para que os seus membros sejam elegíveis e tenham acesso a financiamentos, assistência técnica garantida", acrescentou.
As acções de capacitação, segundo Isaura Nyusi, têm em vista permitir que estas iniciativas possam progressivamente passar de pequenos a médios negócios de piscicultura, agropecuária e outros projectos sustentáveis. Lembou ainda que o Manifesto da Frelimo e seu Candidato Presidencial Filipe Nyusi tem como um dos seus principais pilares, criação de ambiente que facilite a geração de emprego.
"COM A FRELIMO E NYUSI UNIDOS, MOÇAMBIQUE AVANÇA
Fonte: Extracto de O Pais

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado