Primeiro Presidente da Frelimo ganha título Honoris Causa pela UEM



Eduardo Mondlane é desde esta quinta-feira Professor Honoris Causa, titulo atribuído pela Universidade Eduardo Mondlane. Na ocasião, o Presidente da República exortou as instituições de ensino superior a seguirem o legado do arquitecto da Unidade Nacional.  
No âmbito das celebrações do ano Eduardo Mondlane, a Universidade que ostenta o mesmo nome atribuiu, esta quinta- feira, o maior grau académico ao arquitecto da unidade nacional, Eduardo Chivambo Mondlane, em reconhecimento aos seus feitos em prole do país, num dia em que completaria 99 anos, se estivesse vivo.
A cerimónia bastante concorrida, solene e carregada de simbolismo académico, Teve como momento mais alto a entrega das insígnias a família do arquiteto que consideram estar-se a cumprir um sonho de Mondlane.
“Para a família, o grau que a Universidade Eduardo Mondlane concede não só confere honra mas também alegria, por representar o estágio de um sonho. Ao longa de sua vida de Mondlane encarou a academia como um lugar de realizações colectivas e pessoal, pois ele sempre teve o sonho de ser professor Universitário no Moçambique Independente”, disse Eduardo Mondlane Júnior.
Se os inimigos da Liberdade mataram um homem não conseguiram matar um sonho. Foi com esta tónica que o presidente da República, Filipe Nyusi, começou o seu discurso, fazendo referência ao engajamento de Mondlane na unificação e na construção da moçambicanidade, onde sempre valorizou o diálogo.“Com Mondlane aprendemos a valorizar o diálogo como um método privilegiado para construção de consensos entre os moçambicanos, como ele demonstrou com o seu engajamento a formação da Frente de Libertação de Moçambique em 1962”, disse Filipe Nyusi, deixando um apelou as instituições de Ensino Superior: “Exortamos à comunidade académica do país a prestar maior atenção nas áreas do saber fazer que correspondem às necessidades actuais de desenvolvimento de Moçambique”.
Para a Universidade Eduardo Mondlane, esta homenagem é mais do que um reconhecimento ao trabalho científico realizado por Mondlane. “A UEM assume a necessidade de reconhecimento de trabalho cientifico realizado por Mondlane, reiterando o legado de um homem cujos feitos continuam a inspirar os moçambicanos”, destacou Orlando Quilando Reitor da Universidade Eduardo Mondlane.
O Reitor da UEM, fez saber ainda que está previsto para próximo ano, a criação de uma cátedra que será um espaço no qual os cientistas de diferentes conhecimentos poderão concentrar-se para produzir ciências sobre a vida e obra de Eduardo Mondlane.
A cerimónia em Homenagem a Eduardo Mondlane contou com a participação de membros de governo, diplomatas e professores doutores honoris causa existentes no país.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado