Balama estimula camponeses para garantir produção com padrão internacional
O Administrador de Balama, Edson Lino, disse, segunda-feira (12), que o distrito está a trabalhar para incentivar os camponeses a melhorar o processo produtivo, de modo que sejam capazes de produzir culturas com padrão internacional em todo o período do ano.
Nesse sentido, o Governo de Balama vai lançar um curso, com duração de três meses e alguns dias, para todo o tipo de culturas com um campo de demonstração, que vai permitir os camponeses aprender rápido e com eficiência.
“Queremos que os nossos agricultores tenham semente certificada, de modo que no fim do ciclo de produção os níveis produtivos seja sempre crescente. Estamos a introduzir semente híbrida, para que a produtividade seja a alemejada, com os padrões de colheita por hectare vs. toneladas," explicou Edson Lino.
"A solução agrícola está perto do camponês, do produtor e é essa a visão que nós, como Governo, estamos a fazer: criar um ciclo de assistência ao camponês. Ao invés dele sair da localidade ao centro do distrito, criarmos condições dele ter facilitadores perto de si, para baixar o nível de perdas de produção. Por isso, de acordo com a experiência que estamos a ter, a próxima época será ainda melhor”, considerou Lino.
Ao falar de competitividade, o Executivo disse que o que se pretende é que Balama consiga fornecer a cebola com a mesma qualidade que aquela que vem da África do Sul, com todos os critérios de qualidade de produção asseguradas, desde a preparação do solo ao processamento.
“Agora, o grande desafio é fornecer a cebola de qualidade o ano todo, daí que necessitamos melhorar os níveis de conservação”, afirmou, acrescentando: “o que temos de fazer é transformar a nossa maneira de fazer as coisas e a nossa maneira de processar, para que sejamos competitivos em relação aos produtos que vêm de fora”.
A fonte, refira-se, deu a conhecer este posicionamento, durante o debate sobre “Desenvolvimento local do agronegócio”, na segunda edição da MOZGROW, este ano.
Comentários
Enviar um comentário