"A central sustentará os planos de expansão de eletricidade" - Filipe Nyusi


O Presidente da República, Filipe Nyusi, defendeu, hoje (23) que a nova central solar, em Cabo Delgado, vai "sustentar os planos de expansão da rede elétrica", reiterando o objectivo de ver todos os postos administrativos do País eletrificados, até ao fim da sua governação.

"A central será uma infraestrutura que irá contribuir para a melhoria da qualidade e segurança no fornecimento de energia elétrica e sustentará os planos de expansão de eletricidade para vários pontos administrativos, atendendo à crescente procura de energia elétrica na região norte", declarou Filipe Nyusi, falando durante o lançamento da primeira pedra para a construção da Central Solar de Metoro, no distrito Ancuabe.

O projecto, orçado em 56 milhões de dólares e a ser construído em nove meses, terá capacidade para produção, a partir de painéis solares, de 41 megawatts, o equivalente ao consumo de 150 mil pessoas, e será conectada à subestação da Eletricidade de Moçambique (EDM), no referido distrito.

"A província não está a ver a dimensão, é um projeto muito grande", destacou Nyusi, acrescentando que o empreendimento enquadra-se no plano do seu Governo de ver todos os postos administrativos moçambicanos com eletricidade, até ao final do seu ciclo de governação.

Do total de 416 sedes de postos administrativos do país, 135 ainda não têm energia elétrica da rede nacional, segundo dados oficiais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia