Tauabo defende diversificação de emprego para erradicação da pobreza

 

O Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, revelou que o Conselho Executivo Provincial está apostado na diversificação do emprego potenciando e dinamizando as áreas da agricultura, pesca e pecuária, para que não se fique a pensar que a indústria do gás e outros minerais como ruby, ouro, grafite e mármore são a solução da pobreza dos moçambicanos. 

Valige Tauabo falava em saudação à Organização dos Trabalhadores Moçambicanos (OTM), que, ontem (13), completou 44 anos, desde a sua criação.

Tauabo, dirigindo-se a alguns membros desta organização, garantiu que o Conselho Executivo Provincial, vai apoiar um total de 435 mil produtores e assegurar a observância escrupulosa do cumprimento da higiene e segurança no trabalho através de monitorias e do trabalho inspectivo, onde serão responsabilizados as empresas previricadoras. 

O Chefe do Executivo de Cabo Delgado desafiou a OTM-Central Sindical, nesta parcela do País, para continuar a mobilizar os membros da agremiação para a entrega e dedicação, pois só assim será possível desenvolver habilidades que permitam ombrear com trabalhadores oriundos de outras partes do mundo, que sem os quais não é possível ter acesso ao conhecimento tecnológico e científico. 

Por seu turno, o Secretário Provincial da OTM, Manuel André, fazendo um balanço da situação da massa laboral nos últimos anos, indicou que o custo de vida, em Cabo Delgado, lidera a lista de inquietações da sua organização.

Manuel André, falando das preocupações que enfrenta a massa laboral, fez saber que 358 trabalhadores foram rescindidos os seus contratos laborais sem esclarecimento aceitável em conformidade com a Lei de Trabalho. 

“Face a estas e outras questões que a massa laboral enfrenta na província, os sindicalistas sugerem a realização do Fórum de Consulta e Concertação Social Provincial dos parceirtos sociais à luz do Decreto 17/2015 de 14 de Agosto a semelhança do que acontecia nos anos anteriores”, disse André.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia