Metuge sem condições para assistir mais deslocados



O Administrador de Metuge, António Valério Nandanga, disse que o distrito não está em condições de dar toda a assistência necessária aos deslocados dos ataques terroristas, que chegam àquele ponto do país de forma massiva nos últimos dias, sublinhando que, nas últimas três semanas, Metuge recebeu mais de 10.000 deslocados.

António Valério Nandanga, que falava, esta quinta-feira (15), durante um encontro com um grupo de deputados da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade (CACDHL), explicou que o distrito de Metuge começou a receber deslocados, em Agosto do ano passado.

“Estamos a falar de um número reduzido de 30 famílias, mas a situação foi-se agravando a partir do início deste ano, tendo o distrito atingido três mil pessoas em Janeiro e Fevereiro. Nos princípios de Maio o número subiu para 10 mil deslocados. As pessoas foram aparecendo até atingirmos 31.000 pessoas nos meses seguintes”, explicou Nandanga, sublinhando que os deslocados são provenientes de quase todos os distritos afectados pelas acções terroristas.

Por outro lado, o Administrador apontou como grande desafio do distrito de Metuge o reassentamento das populações em zonas seguras.

“Já identificamos sítios melhores para o parcelamento de talhões e para a prática de actividades agrícolas, acreditamos que são lugares melhores com condições para acolher os deslocados”.

“No entanto, o nosso grande problema é a via de acesso, mas já identificamos um empreiteiro que vai trabalhar para melhorar a via”, frisou o Executivo, acrescentando que, também, há promessas de abertura de furos de água, o que o faz acreditar num futuro risonho para populações refugiadas.

No final da sua intervenção, Nandanga explicou, ainda, que o distrito tem recebido apoio dos parceiros de cooperação que operam em parceria com Instituto Nacional de Gestão de Calamidade (INGC), em produtos diversos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia