Tauabo apela a maior responsabilidade na assistências às famílias deslocadas


O apelo foi expresso, terça-feira (27), na cidade de Pemba, durante a cerimónia de abertura da reunião de divulgação de resultados do programa Todos Podemos Participar (TOPA). 

O Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, falava a propósito de mensagens de cidadãos e algumas organizações que depois de dar apoio fazem fotos, áudio e videos e publicam-nas com tendência de tirar maior protagonismo da situação de deslocados devido as acções terroristas.

“Este tipo de atitude é condenável e de nada serve para uma sociedade que deve ser construída com base em princípios de civismo e cidadania, dai que exortamos maior responsabilidade na conjugação de esforços no âmbito da assistência humanitária na província de Cabo Delgado”, disse.

O TOPA é um programa implementado nos distritos de Ancuabe, Mueda e Muidumbe pela Progresso em parceria com o Grupo Moçambicano da Dívida financiada pela União Europeia.

A iniciativa tem em vista a inclusão social dos jovens para participação, de forma activa, na construção de uma nação próspera, onde os conflitos são resolvidos através do diálogo. 

Na reunião, serão apresentados resultados das acções do primeiro ano de implementação, dinâmicas juvenis em Cabo Delgado e serão discutidas sinergias para uma maior participação dos jovens nos processos de tomada de decisão.

Para que sejam logrados os objectivos, Valige Tauabo desafiou todos os actores para uma acção coordenada e focada no acompanhamento permanente dos jovens e raparigas para que não se envolvam em situações que desestabilizam os avanços que o País regista.

"Não vamos tolerar que as meninas sejam assediadas em troca de apoio humanitário, pelo que apelamos maior vigilância e denúncia para qualquer comportamento do género", concluiu o Chefe do Executivo Provincial.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado