Nyusi lança primeira pedra para construção de Central Solar de Metoro, em Cabo Delgado
O Presidente da República, Filipe Nyusi, dirige, amanhã, sexta-feira (23), no distrito de Ancuabe, a cerimónia de lançamento da primeira pedra da Central Solar de Metoro.
O projecto irá contribuir para a redução de perdas no transporte de energia da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), melhorar a qualidade de fornecimento de energia, aumentar a electrificação rural e apoiar as actividades industriais da zona norte do País.
Por outro lado, Metoro será a segunda unidade de geração de electricidade, em grande escala, a partir da incidência de raios solares sobre um campo de painéis do País, após a entrada em funcionamento, em 2019, da central de Mocuba, na província da Zambézia.
A construção do empreendimento, inserido numa área de cerca de 138 hectares, poderá durar entre 7 e 8 meses, prevendo-se que avance para a fase de operação nos princípios do próximo ano.
Vale destacar que, nesta deslocação, Filipe Nyusi, far-se-á acompanhar pelo Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Ernesto Max Tonela; Embaixador da França em Moçambique, David Izzo, além de outros quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.
Comentários
Enviar um comentário