Membros do CEP avaliam desempenho da Direcção Provincial de Agricultura e Pescas

 


Os Membros do Conselho Executivo de Cabo Delgado, estiveram reunidos, na IX Sessão do Órgão, anteontem (30), onde avaliaram de forma positiva o desempenho da Direcção Provincial da Agricultura e Pescas, durante o primeiro semestre do presente ano. 

Na reunião, ainda, foram revistas informações sobre o ponto da situação do reassentamento da população vítima do ciclone "Kenneth" e deslocada, na sequência da acção terrorista nas zonas centro e norte da província e, igualmente, foi apreciada a informação relativa às condições criadas para o reinício das aulas presenciais da 12ª classe. 

A informação sobre o desempenho da Direcção Provincial da Agricultura e Pescas, durante os primeiros seis meses do ano, indica que este extremo do País, na campanha agrícola 2019/20, produziu 401.955 toneladas de cereais, 128.955 toneladas de leguminosas e 871.546 toneladas de tubérculos. 

Quanto as culturas de rendimento, há que referir que foram colhidas 80.023 toneladas contra um plano de 158.518. Refira-se que, na campanha agrícola anterior, Cabo Delgado produzira 50.579 toneladas, portanto, uma evolução e realização positivas de 58% e 50%, respectivamente.

Quanto ao reassentamento das famílias vítimas do ciclone "Kenneth" e das acções terroristas, foram demarcados 1.266 talhões, 916 dos quais já atribuídos e foram edificadas 217 casas. 

De salientar que a província tem seis centros de acomodação, localizados na sede do distrito de Metuge, onde são acolhidos deslocados internos dos Distritos de Quissanga, Mocimboa da Praia e parte de Muidumbe.

Quanto às aulas presenciais, cujo reinício estava previsto para ontem (01/10), até ao momento, em toda a província, apenas 12 das 35 Escolas Secundárias foram aprovadas por reunirem as condições exigidas para o efeito. 

As instituições de ensino que, nesta primeira fase, não foram contempladas para reiniciarem as aulas presenciais vão leccionar usando o sistema de ensino à distância, enquanto trabalham na criação de condições sanitárias adequadas, nomeadamente construção de sanitários e canalização de água.

Para execução das obras, foram apuradas duas empresas que, neste momento, encontram-se no terreno a realizar os referidos trabalhos. 

Amanhã, o Governador da Província vai testemunhar a reinício das aulas na Escola Secundária "Marcelino dos Santos", na cidade de Pemba.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia