Membros do CEP avaliam desempenho da Direcção Provincial de Agricultura e Pescas
Os Membros do Conselho Executivo de Cabo Delgado, estiveram reunidos, na IX Sessão do Órgão, anteontem (30), onde avaliaram de forma positiva o desempenho da Direcção Provincial da Agricultura e Pescas, durante o primeiro semestre do presente ano.
Na reunião, ainda, foram revistas informações sobre o ponto da situação do reassentamento da população vítima do ciclone "Kenneth" e deslocada, na sequência da acção terrorista nas zonas centro e norte da província e, igualmente, foi apreciada a informação relativa às condições criadas para o reinício das aulas presenciais da 12ª classe.
A informação sobre o desempenho da Direcção Provincial da Agricultura e Pescas, durante os primeiros seis meses do ano, indica que este extremo do País, na campanha agrícola 2019/20, produziu 401.955 toneladas de cereais, 128.955 toneladas de leguminosas e 871.546 toneladas de tubérculos.
Quanto as culturas de rendimento, há que referir que foram colhidas 80.023 toneladas contra um plano de 158.518. Refira-se que, na campanha agrícola anterior, Cabo Delgado produzira 50.579 toneladas, portanto, uma evolução e realização positivas de 58% e 50%, respectivamente.
Quanto ao reassentamento das famílias vítimas do ciclone "Kenneth" e das acções terroristas, foram demarcados 1.266 talhões, 916 dos quais já atribuídos e foram edificadas 217 casas.
De salientar que a província tem seis centros de acomodação, localizados na sede do distrito de Metuge, onde são acolhidos deslocados internos dos Distritos de Quissanga, Mocimboa da Praia e parte de Muidumbe.
Quanto às aulas presenciais, cujo reinício estava previsto para ontem (01/10), até ao momento, em toda a província, apenas 12 das 35 Escolas Secundárias foram aprovadas por reunirem as condições exigidas para o efeito.
As instituições de ensino que, nesta primeira fase, não foram contempladas para reiniciarem as aulas presenciais vão leccionar usando o sistema de ensino à distância, enquanto trabalham na criação de condições sanitárias adequadas, nomeadamente construção de sanitários e canalização de água.
Para execução das obras, foram apuradas duas empresas que, neste momento, encontram-se no terreno a realizar os referidos trabalhos.
Amanhã, o Governador da Província vai testemunhar a reinício das aulas na Escola Secundária "Marcelino dos Santos", na cidade de Pemba.
Comentários
Enviar um comentário