Capacitadas PME's em matérias de gestão de produção e procurement
Cerca de 20 Pequenas e Médias Empresas (PME,s) locais, foram capacitadas, na semana finda, em matérias de gestão de produção, procurement, higiene e segurança no trabalho, por forma a participar na oferta de bens e serviços às multinacionais.
O Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, que dirigiu a cerimónia de encerramento da formação, encorajou a TECHNIP para investir em programas de certificação de PME,s da província e adoptar directivas, que vincule as empresas contratadas pelo consórcio a subcontratar as PME,s locais.
Valige Tauabo, para participação das empresas locais nas oportunidades de negócio, disse ser necessário que o consórcio, TECHNIP, fixe um mínimo de investimento global esperado, para a contratação de PME,s locais e, ainda, estabelecer mecanismos acessíveis de disponibilização de informação e assistência às empresas locais na relação com o consórcio.
“Sempre que as condições de preço, prazo e qualidade sejam equivalentes, é indispensável adoptar práticas de preferência à contratação de agentes económicos locais”, disse Tauabo. Acrescentando que é, parte da estratégia de sustentabilidade dos investimentos, assegurar que as PME,s sejam competitivas e capazes de gerar o máximo de oportunidades de emprego para jovens locais.
O dirigente disse, por outro lado, que para contornar a maldição dos recursos naturais, é necessário melhorar o ambiente de negócios, minimizar as inibições, facilitando ligações empresariais sustentáveis e de longo prazo bem como a promoção de boas práticas de vizinhança entre as concessionárias e as comunidades.
Por sua vez, a Directora Geral do IPEME, Julieta Gumeta, intervindo na ocasião, disse que de, entre outras atribuições, neste momento, as atenções desta instituição estão mais viradas para o programa de desenvolvimento de fornecedores no âmbito do conteúdo local.
Comentários
Enviar um comentário