Iniciativa Spotlight chega a Cabo Delgado

Para contribuir no empoderamento económico da mulher e na eliminação da Violência Baseada no Género (VBG), a segunda fase da iniciativa Spotlight, que arranca brevemente no país, com a duração de 12 meses, chega à província de Cabo Delgado.

“A inclusão de Cabo Delgado nesta segunda fase é um dos grandes méritos da iniciativa, porque as mulheres nesta província estão a atravessar uma situação difícil causada por acções terroristas, que já provocaram a deslocação de 850 mil pessoas”, explicou Sansão Buque, director nacional adjunto da Mulher, no Ministério do Género, Criança e Acção Social, citado pelo jornal "Notícias".

Buque esclareceu, depois de um encontro do comité director, que a iniciativa será implementada em Cabo Delgado para empoderar economicamente as mulheres e raparigas, para que olhem o futuro com optimismo.

O comité director é o órgão responsável por analisar e aprovar os planos e relatórios de actividades, incluindo a avaliação da iniciativa e é presidido pela Ministra do Género, Criança e Acção Social, Nyelete Mondlane.

Fazem parte do comité os ministérios da Saúde; Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos; Interior; Educação e Desenvolvimento Humano; Economia e Finanças; Negócios Estrangeiros e Cooperação, bem como a Secretaria do Estado da Juventude e Emprego e organizações da sociedade civil.

Segundo um estudo do Observatório Rural realizado em Maio último, as mulheres representam mais de 65% dos indivíduos deslocados em Cabo Delgado e que foram acolhidos em campos de acolhimentos ou junto de familiares.

Algumas mulheres vítimas de violência armada em Cabo Delgado apresentam-se traumatizadas, pois para além de terem sido violadas sexualmente, viram seus filhos raptados e maridos mortos pelos terroristas.

Diga-se que é principal objectivo da Spotlight, eliminar a VBG, ambicionando por um Moçambique onde todas as mulheres e raparigas vivam livres de todas as formas de violência sexual, práticas nocivas e assim poderem realizar os seus direitos sexuais e reprodutivos.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado