Mpelo lança construção de 15 casas para combates



A ministra dos Combatentes, Josefina Mpelo, fez, esta quinta-feira (29), o lançamento da primeira pedra para a construção de 15 casas para os Combatentes com Deficiência Profunda, igual ou superior a 80%, na Vila Municipal de Mueda.

Na ocasião, a ministra destacou que a construção das casas é uma das formas que o Estado moçambicano encontrou para reconhecer e valorizar os sacrifícios daqueles que consagraram as suas vidas à Luta de Libertação Nacional, à Defesa da Soberania e da Integridade Territorial, sendo, ainda, um acto plasmado na política sectorial dos Combatentes, no pilar estratégico sobre inserção social de Combatentes nesta situação.

A governante acrescentou que “factores adversos como a pandemia da Covid-19, às calamidades naturais que assolaram o nosso país, e a suspensão do apoio ao orçamento do Estado pelos parceiros prejudicou os planos iniciais do programa. No entanto, o nosso Governo, através do Ministério dos Combatentes, está neste momento a encetar esforços em busca de parceiros para implementação deste programa, visando abranger mais combatentes em todo o país”.

Na mesma oportunidade, o Delegado da Associação dos Deficientes Militares e Paramilitares de Moçambique (ADEMIMO), em Mueda, Tomás Nrope, agradeceu pela contemplação dos Combatentes de Mueda no projecto habitacional e, acrescentou que “queremos saudar e encorajar o trabalho que o Ministério dos Combatentes tem realizado na assistência e inserção socioeconómica dos Combatentes e os seus filhos aqui na nossa província, em particular, para os deficientes que clamam por uma habitação condigna”. E, “prometemos prestar todo apoio até a conclusão do projecto”, garantiu Nrope.

Por seu turno, o presidente da Vila Municipal de Mueda, Manuel Alavalava, disse que a construção das casas, “para além de contribuir para melhoria da vida dos combatentes deficientes, representa um sinal inequívoco do excelente nível de participação do Ministério dos Combatentes no processo de desenvolvimento habitacional e urbanístico local”.

Já o Secretário do Estado em Cabo Delgado, António Supeia, destacou que a construção das 15 casas “constitui, sem dúvidas, uma acção prioritária inserida no quadro da implementação da política de inserção social dos combatentes que visa a melhoria da sua condição social e comodidade”. 

À margem da cerimónia, Mpelo saudou a Força Local, sediada em Mueda, que está engajada na luta contra os ataques terroristas que vêm assolando a província de Cabo Delgado, desde 2017, e procedeu à entrega de 4.5 toneladas de frango para o apoio da logística daquela Força.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado