Nhamuanzo deseja ver cientistas moçambicanos descobertos em Ibo
O Secretário Permanente Distrital de Ibo, Egas Maria Nhamuanzo, manifestou o desejo de ver cientistas moçambicanos descobertos no distrito, através da Feira Distrital de Ciências e Tecnologia, que teve a sua XV edição realizada esta quinta-feira (22).
Durante a feira, que tem como objectivo promover a troca de experiências entre os alunos da Escola Secundária do Ibo, Nhamuanzo referiu que o evento marca um momento ímpar de demonstração científica e tecnológica entre os alunos, na busca de estratégia para a melhoria de qualidade de vida no nosso país e em particular para o nosso distrito, através da investigação científica.
Na mesma mensagem, o secretário disse que era boa ocasião para alunos e professores demonstrarem a componente prática dos conhecimentos de ciências naturais exactas, contribuindo para robustez da nossa economia, incrementando os índices de competitividade, visto que as nações que apostaram na ciência e tecnologia tiveram grande aumento de índice de crescimento económico.
"Apelamos aos docentes a promover, continuamente, um ambiente de estudo e de criação de conhecimentos, privilegiando metodologias dinâmicas e atractivas que promovam, desenvolvam a experimentação e investigação alicerçados em valores como a inovação, empregabilidade e desenvolvimento pessoal", exortou.
No evento, os alunos apresentaram os seguintes protótipos: Produção de Sabão Líquido, Pulverizador Manual, Produção de Copo de Vidro, Campainha Eléctrica, Carvão de Água Doce, Carvão de Papel, Copos de Coco, Iluminador, Fabrico de Arquivos a partir de plástico inútil, Bomba Manual de Água e Transformação da Corrente Eléctrica na Base da Chaleira.
No entanto, somente três foram apurados para representar o distrito na fase provincial, nomeadamente: Produção de Copo de Vidro, Pulverizador Manual e Carvão de Água Salgada.
Comentários
Enviar um comentário