Nhamuanzo: "Não faz sentido que um gestor escolar não consiga mobilizar os seus alunos"
O Secretário Permanente Distrital do Ibo, Egas Maria Nhamuanzo, desafiou os gestores escolares do distrito a serem proactivos e actuantes ao seu nível de direcção, para o bem do processo de ensino-aprendizagem.
Egas Maria Nhamuanzo falava, esta terça-feira (20), durante a Reunião Distrital de Planificação, envolvendo membros do Governo, Chefe do Posto Administrativo de Ibo Sede, diretores de escolas, profissionais de Educação e parceiros de cooperação.
Na oportunidade, o secretário destacou que a qualidade de ensino centra-se na questão de assiduidade do professor e do aluno, para tal apelou a actuação dos gestores Escolares para tomada de medidas de acordo com os instrumentos legais.
"Apesar dos progressos alcançados no sector da Educação, persistem desafios dentre eles, o absentismo de alguns professores, impactando negativamente no ensino-aprendizagem, por isso, apela-se a todos para que, conjuntamente, se possa criar estratégias para melhorar a educação combatendo o absentismo e descontar todos professores faltosos e levantamento de faltas para procedimentos disciplinares", vincou.
"É preciso que os responsáveis ou gestores escolares saibam que, segundo o EGFAE, a dispensa de funcionários é, no máximo, dada por 3 dias e mais que isso o funcionário deverá ser descontado nas suas férias", apontou.
Nhamuanzo mostrou-se, igualmente, preocupado com a fraca participação dos professores e alunos nos feriados e datas comemorativas, principalmente nas praças e locais de comício, para tal, o dirigente instou aos gestores escolares no sentido de reunir com os professores e fazer-lhes perceber que é dever destes participarem nas cerimónias segundo o plasmado no EGFAE e REGFAE, e a não participação destes deverá se reflectir na sua classificação anual.
"Não faz sentido que um gestor escolar não consiga mobilizar os seus alunos para eventos distritais e nas campanhas de limpeza, convocadas ao nível das instituições", indignou-se a fonte.
Já no fim, instou o sector para tomar em consideração a vedação dos recintos escolares e proceder com o plantio de árvores de sombra.
Dentre as várias causas do Absentismo o Director Distrital do SDEJT ao nível do Ibo, Magido das Neves, destacou: Continuação de Estudos não autorizados, acesso da rede bancária, endividando excessivo, fraca actuação/favoritismo dos gestores escolares, Conselhos de Escolas e Responsáveis dos Recursos Humanos ao nível do SDEJT.
Do Balanço apresentado, ficou evidenciado o crescimento de efectivos escolares em 2023, em 23.2% ao ter matriculado 5.553 alunos e cumprimento de plano em mais de 100%, pese embora a continuação do encerramento das escolas de Mussemuco e Ndegane, devido ausência da população, por conta de ataques terroristas.
Ainda no encontro de Planificação Distrital, ficou acordado que em 2024 será elevada a Escola Primária de Ngamba, para o nível básico, para sanar a preocupação que tem vindo a ser colocada pela população.
Na reunião de Planificação ficou informado que o processo de desmaios de alunos em Quirimba está relativamente calma, pese embora surge de forma esporádica.
Refira-se que, foram temas debatidos: Balanço da rede do efectivo escolar; Informe do 1º trimestre de todas Repartições; e Plano da rede e efectivo escolar 2024.
Comentários
Enviar um comentário