Edna Tauabo reitera apelo a não violação dos direitos da criança

 


A esposa do governador de Cabo Delgado, Edna Algy Tauabo, expressou o apelo no Distrito de Chiúre, quando discursava por ocasião do Dia Internacional da Criança, que, hoje, 1 de Junho de 2023 se assinala. 

Na oportunidade, Edna Tauabo indicou a violência, o abuso sexual e as uniões prematuras como sendo as principais práticas que concorrem para a violação dos Direitos da criança.

Igualmente, Tauabo disse que, nos últimos quatro anos, Cabo Delgado registou progressos no que diz respeito ao alargamento dos fóruns de participação de crianças, tendo indicado a realização do parlamento infantil como um dos grandes ganhos.

A fonte enumerou, ainda, alguns avanços no que diz respeito às acções que estão a ser levadas a cabo pelo Governo, nomeadamente, continuação do processo de registo na primeira infância de forma gratuita, registo gratuito até aos 30 dias, cuidados de saúde até aos 5 anos, acesso à educação escolar até a décima classe e a protecção social a toda criança em situação de vulnerabilidade.

"Devemos também combater a violência contra a criança, incluindo o abuso sexual, uniões prematuras, gravidez precoce, raptos, tráfico e trabalho infantil", disse esposa do Governador.

Por seu turno, o representante do Fundo das Nações Unidas para Infância, UNICEF na siga em inglês, disse que a sua organização vai continuar a prover apoios para que as crianças tenham os seus direitos, promoção do diálogo e a construção de consenso sobre como estancar as uniões prematuras.

Refira-se que houve alunos que foram premiados por terem ganho no concurso de leitura, poesia, dança e cultura geral.

Este ano, o Dia Internacional da Criança é assinalado sob lema "Por uma sociedade comprometida com protecção da criança ".


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia