Mais de 13 mil deslocados dispõem de novos BI’s

Mais de treze mil deslocados, que perderam a sua documentação em Cabo Delgado, já dispõem de novos Bilhetes de Identidade (BI) e certidões de nascimento.

Conforme a Rádio Moçambique (RM), a atribuição dos documentos aos deslocados, está inserida numa iniciativa denominada "Caravana Jurídica", que vem decorrendo desde Dezembro do ano passado e que está a ser implementada pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), em parceria com a Universidade Católica de Moçambique (UCM).

O processo está a decorrer em Pemba, sendo que se espera, ainda este ano, expandir para outros distritos de Cabo Delgado e à vizinha província de Nampula, segundo referiu Bianca Gerente, coordenadora do projecto.

"Neste processo de movimentação eles acabam perdendo a documentação, mas também há casos de pessoas, em grande número, que nunca tiveram documentação", referiu a responsável.

Vale destacar que esta acção decorre, ainda, em coordenação Direção Nacional de Identificação Civil, visando facilitar a recuperação de documentos de deslocados que os tenham perdido, ou deixado durante a fuga, em regiões afectadas pelo terrorismo no norte de Cabo Delgado.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PAULO ANTÓNIO DA GRAÇA IRÁ PRESIDIR A NOVA AUTORIDADE REGULADORA DE ENERGIA-ARENE

Anastácia Lidimba satisfeita com o nível de reabilitação do Centro de isolamento, em Pemba

Kagame diz que já varreu 80% do terrorismo em Cabo Delgado