Tropas da SADC desmantelam base terrorista em Macomia

As forças militares da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) anunciaram, recentemente, o desmantelamento de uma base terrorista no distrito de Macomia, onde foram apreendidas várias armas, informação e resgatadas vários indivíduos, incluindo três idosas.

“A Missão Militar da SADC (SAMIM) que apoia as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) lançou no dia 14 de Setembro uma operação ofensiva e capturaram uma base fortificada dos rebeldes Al Sunnah wal Jama'ah (ASWJ, uma das designações do movimento insurgente) a sul do rio Messalo”, lê-se em comunicado, citado pela Lusa.

A SAMIM diz que a base Sheik Ibrahim foi usada como um campo de treino onde agora foram apreendidas armas "deixadas para trás pelos rebeldes", incluindo armamento pesado.

"As forças da SAMIM, também, encontraram um manancial de livros de treino militar, conteúdos em vídeo e dispositivos de comunicação. Esta descoberta fornecerá mais informações sobre as operações do grupo insurgente e dará aos países da SADC indicações sobre o nível de ameaça de terrorismo e extremismo na região", sublinha-se no documento. 

Durante o ataque, três idosas foram resgatadas "e foram entregues às autoridades para identificação e cuidados posteriores", conclui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado