Tauabo inaugura infra-estruturas públicas e privadas em Metuge

O Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, inaugurou, esta semana, várias infra-estruturas no distrito de Metuge.

Trata-se de 6 salas de aulas construidas de raíz, em Nacuta e 3 salas reabilitadas, em Taratara, igualmente inaugurou um Centro de Actividades Extra-curriculares, com o objectivo de promover e capacitar jovens na matéria de geração de rendas e casa do Pescador para ajudar na aquisição, conservação e venda do pescado, na vila-sede do distrito de metuge.

As salas foram financiadas pela Junta Andalucia e implementado pela fundação Ayuda en Accion, através do projecto Uxumela avaliados em 3.195.230 meticais e o Centro de Actividades Extra-Curricular e Casa do Pescador foram financiados pela Tuko Pamoja num valor de 4.000.700.00 meticais.

No acto de inauguração, Tauabo apelou aos alunos, pais e encarregados de educação e toda comunidade escolar para conservarem as salas para servirem futuras gerações naquelas aldeias e disse, ainda, aos jovens que vão se beneficiar de formações de corte e costura que possam gerar rendas para empregar outros jovens.

Por sua vez, a representante da fundação Ayuda en Accion, Violeta Tomás, disse que vão continuar a apoiar o sector da educação para o acesso, a permanência e na melhoria da qualidade de ensino das crianças.

As salas estão equipadas em carteiras para alunos, secretarias e suas cadeiras para professores.

Entretanto, a directora do projecto Tuko Pamoja, Djeny Wilson, disse que foram identificadas actividades resilientes e apoiadas através do esforço do Governo e apelou para que os jovens continuem a abraçar as iniciativas do género

Refira-se que estas salas vão beneficiar mais de 600 crianças, que estudavam nas turmas ao relento e para o Centro Extra-Curricular vão beneficiar-se cerca de 450 jovens.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado