Cabo Delgado reforça stock de medicamentos
As autoridades de saúde moçambicanas estão a reforçar o 'stock' de medicamentos em Cabo Delgado, face ao regresso às zonas de origem da população que, nos últimos anos, fugiu dos ataques terroristas.
A informação foi avançada, esta quinta-feira (17), à imprensa por Edson Renato, médico do Serviço Provincial da Saúde, em Cabo Delgado.
“Como há movimento do retorno da população, a nossa prioridade é irmos fazendo a reposição de medicamentos consoante o volume da população que vai retornando aos sítios que estiveram com unidades sanitárias encerradas”, explicou o médico.
Aquele serviço recebeu hoje 1.652 'kits' para agentes polivalentes elementares e 132 'kits' de unidades sanitárias, estes últimos correspondente a mil consultas, para "reforçar 'stocks' de medicamentos nos próximos seis meses", com prioridade aos distritos a que regressa a população em Cabo Delgado.
O número de unidades sanitárias encerradas devido à insurgência dos últimos quase seis anos no norte de Moçambique, nomeadamente em Macomia, Muidumbe, Quissanga, Palma e Mocimboa da Praia ultrapassa a meia centena, por isso a maior parte da população retornada é agora atendida por agentes polivalentes elementares, através de brigadas móveis ou clínicas móveis, sendo os medicamentos alocados conforme o número de unidades reabertas em cada região.
“Consoante o número de unidades sanitárias que voltarem a funcionar, nós alocamos quantidades de medicamentos para cobrir a população que retornou, através de assistências nas unidades sanitárias ou através de brigadas móveis ou clínicas móveis, que fazem assistência à população. Então, os medicamentos são alocados nas Unidades Sanitárias ou nos depósitos distritais de medicamentos” concluiu a fonte
Vale referir que, para além de servir os distritos com retorno da população, os medicamentos agora distribuídos, de vários tipos, visam acautelar a rutura de 'stock' antes do início da próxima época das chuvas, em Outubro.
Comentários
Enviar um comentário