Terrorismo em Cabo Delgado pode estar perto do fim
A ameaça terrorista que tem assolado a província de Cabo Delgado, nos últimos 5 anos, parece estar próxima do seu desfecho. Um sinal encorajador que aponta para o possível fim do terrorismo é a morte, recentemente, anunciada dos dois líderes do grupo extremista.
De acordo com um comunicado divulgado esta quarta-feira (23,) pelo estado-Maior-General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), trata-se de Abu Kital que ocupava o cargo de vice-Comandante das operações dos terroristas do grupo Al Sunna Wall Jammat e adjunto de Ibin Omar, também conhecido por Abu Suraka.
Na mesma operação, também foi abatido Ali Mahando que, à semelhança de Abu Kital, ocupava importantes funções no seio do grupo terrorista.
Com a morte desses líderes, acredita-se que a capacidade do grupo de executar ataques enfraquecerá e a província possa, finalmente, encontrar um caminho para a estabilidade e a reconstrução após a ameaça.
No entanto, as autoridades apelam a contínua vigilância e denúncia da população, em caso de observância de situações suspeitas ou indivíduos estranhos nas comunidades, uma vez que grupos terroristas podem se reorganizar sob novas lideranças.
Comentários
Enviar um comentário