Terrorismo em Cabo Delgado pode estar perto do fim


A ameaça terrorista que tem assolado a província de Cabo Delgado, nos últimos 5 anos, parece estar próxima do seu desfecho. Um sinal encorajador que aponta para o possível fim do terrorismo é a morte, recentemente, anunciada dos dois líderes do grupo extremista.

De acordo com um comunicado divulgado esta quarta-feira (23,) pelo estado-Maior-General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), trata-se de Abu Kital que ocupava o cargo de vice-Comandante das operações dos terroristas do grupo Al Sunna Wall Jammat e adjunto de Ibin Omar, também conhecido por Abu Suraka. 

Na mesma operação, também foi abatido Ali Mahando que, à semelhança de Abu Kital, ocupava importantes funções no seio do grupo terrorista.

Com a morte desses líderes, acredita-se que a capacidade do grupo de executar ataques enfraquecerá e a província possa, finalmente, encontrar um caminho para a estabilidade e a reconstrução após a ameaça. 

No entanto, as autoridades apelam a contínua vigilância e denúncia da população, em caso de observância de situações suspeitas ou indivíduos estranhos nas comunidades, uma vez que grupos terroristas podem se reorganizar sob novas lideranças.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado