Cabo Delgado soma milhões de meticais em 3 meses


No primeiro trimestre do presente ano, a província de Cabo Delgado demonstrou um avanço impressionante no primeiro semestre de 2023, registando um aumento significativo de 29,9% na produção global, que se traduziu em um valor de 11.794,05 milhões de meticais.

A informação foi tornada pública pelo governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, há 2 dias, na cerimónia de abertura da XI sessão ordinária da Assembleia Provincial, quando proferia a sua intervenção.

Ao abordar os progressos realizados, o governador Tauabo enfatizou o compromisso do Executivo em promover o emprego, a produtividade e a competitividade, a fim de melhorar a qualidade de vida da população e promover uma economia diversificada e robusta.

Durante o período, um total de 9.569 postos de trabalho foram criados, representando um esforço tangível para aumentar o emprego na região. Desses postos, 3.034 foram ocupados por mulheres, contribuindo para uma força de trabalho mais inclusiva e equitativa.

A segurança alimentar também foi priorizada, com a produção de 456.041 toneladas de cereais, 138.127 toneladas de leguminosas e 1.310.458 toneladas de raízes e tubérculos. Esses esforços resultaram em índices de produção acima dos 95%, contribuindo para a sustentabilidade da região.

Olhando para o futuro, a Assembleia Provincial de Cabo Delgado já está a projectar o ano de 2024, que marca o último ano de implementação do plano quinquenal dos órgãos de Governação Descentralizada Provincial. 

Com isso, o Presidente da Assembleia, Francisco Lapido Loureiro, exortou o órgão a desenvolver estratégias que garantam o cumprimento pleno dos compromissos assumidos, a fim de atingir todas as metas e indicadores do quinquênio.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia