Mueda vai contar com novo centro de saúde

 


Uma boa notícia para os moradores de Nonge, distrito de Mueda, e arredores, a localidade em breve contará com um novo centro de saúde. A primeira pedra para a construção da unidade sanitária foi lançada, esta semana, pelo governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo. 

Numa iniciativa do gabinete da esposa do Presidente da República, Isaura Nyusi, a construção da unidade sanitária é financiada pela Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), no âmbito da responsabilidade social daquela empresa. 

Na ocasião, Tauabo explicou que a infra-estrutura vai ter um bloco de consultas externas, uma maternidade, e vai ter compartimentos onde serão prestados os serviços, sala de tratamento de tuberculose, dois gabinetes de consultas, laboratório, farmácia, sala de observação, duas salas de puerpério, sala de consulta de Programa Alargado de Vacinação, lavandaria, cozinha, duas residências do tipo II para os técnicos de saúde e incineradora de lixo hospital.

Já o Presidente do Conselho de Administração da HCB, Tomás Matola, deu conta que a obra vai custar 95 milhões de meticais e será feita num período de sete meses, empregando, igualmente, maioritariamente a mão-de-obra local.

O apoio da HCB inclui o apetrechamento da unidade sanitária em equipamento hospitalar, o que vai permitir que logo que terminarem as obras a infraestrutura entre em funcionamento. 

Diga-se que o centro de saúde irá beneficiar cerca de 15 mil habitantes da localidade de Nonge, Posto Administrativo de Ngapa, que percorre cerca de 17 quilómetros para chegar a um centro de Saúde e ter uma assistência médica.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado