Há 100 famílias modelo em Chiúre
No distrito de Chiúre, concretamente na aldeia Murrupa, foram certificadas 100 famílias exemplares que se destacaram pela adopção de cerca de 80% de comportamentos e práticas boas de saúde, higiene e saneamento do meio, em benefício próprio e das comunidades, em geral.
A certificação das famílias teve lugar, na semana finda, numa cerimónia orientada pelo Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, no âmbito da Estratégia Nacional de Promoção da Saúde.
Na ocasião, o dirigente explicou que são requisitos para uma família ser considerada modelo, possuir latrina com tampa e usar correctamente, ter um sistema de lavagem das mãos com sabão ou cinza, ter rede mosquiteira em cada cama ou esteira em uso, copa para secagem de loiça, um aterro sanitário e outros requisitos que concorrem para a higiene pessoal e colectiva.
Ainda segundo Tauabo, para a implementação da abordagem famílias modelo, são capacitadas as estruturas comunitárias para promover e adoptar comportamentos e práticas saudáveis, a nível dos agregados familiares, até alcançarem o reconhecimento como famílias modelo e, depois, como comunidades modelo.
Com a implementação da abordagem família modelo, espera-se melhorar o acesso ao saneamento propício, que, actualmente, a sua cobertura está abaixo de 50%, o acesso de crianças à escola bem como a conclusão do ensino básico, a melhoria da saúde materno-infantil, entre outros indicadores.
Importa destacar que, até finais deste ano, espera-se certificar cerca de 5.000 famílias modelo nos distritos de Ancuabe, Balama, Chiúre, Montepuez, Namuno, Mueda, Palma e Ibo.
Comentários
Enviar um comentário