Tauabo revela dado preocupante sobre saúde ocular em Cabo Delgado
O governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, revelou um dado preocupante sobre a saúde ocular da população da província. Segundo um inquérito realizado sobre a prevalência desta doença em Cabo Delgado, estima-se que aproximadamente 5 em cada 100 pessoas padecem de Tracoma.
Tauabo anunciou o dado, ontem (04), durante o lançamento da Campanha de Tratamento Massivo contra Tracoma no Posto Administrativo de Murrebue, Distrito de Mecúfi.
Na ocasião, o governante explicou que Tracoma é uma das doenças tropicais negligenciadas que, quando não tratada, pode causar incapacidade crónica e morte, tendo de seguida apelado a população de Mecúfi para aderir ao processo de tratamento.
O tracoma é uma doença ocular infecciosa e crônica, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que pode levar a sérias complicações oculares, incluindo cegueira. Esta doença é altamente contagiosa e geralmente se espalha em áreas com falta de acesso a água limpa e saneamento básico.
Diga-se que a campanha de Tratamento de Tracoma, em Mecúfi, vai abranger 73.652 pessoas, das quais 1.473 são menores de seis meses.
Comentários
Enviar um comentário